top of page

Cachorros para adoção

TRABALHO VOLUNTÁRIO

O que é uma ong de animais ? Vamos conversar um pouco sobre isso, uma ong de animais é um lugar em que o maior objetivo é cuidar dos animais que infelizmente não possuem um lar. As ong de animais tomam conta de animais que foram abandonados pelos donos e também aqueles animais que nunca tiveram uma casa e contam com a ajuda do trabalho voluntário. Hoje em dia, a maior preocupação que as associações protetoras de animais têm é o grande número de maus-tratos que cães e gatos sofrem. Algumas Ongs de animais no Brasil estão inclusive buscando aprovações de legislação  que possa reger uma maior conscientização à população sobre a posse responsável de animais. 

É interessante frisar que geralmente as pessoas responsáveis por tais associações são, em sua grande maioria, voluntários. Ou seja, são pessoas comuns que abdicam do seu tempo livre para ajudar com uma causa que é muito nobre. Os tipos de voluntários podem variar bastante, visto que não é preciso ter experiência e sim boa vontade. Muitas Ongs de animais fecham parcerias com clinicas veterinárias, outras possuem veterinários voluntários que atendem os cães e gatos, ou outros animais, que estejam sendo abrigados pela protetora de animais.

O objetivo das Ongs de animais é de cuidar dos animais abandonados ou , em alguns casos, até mesmo de animais nos quais os donos não tenham condições de arcar com despesas como veterinário ou higiene. São muitas as funções de um voluntário nesta área. Eles exercem trabalhos de limpeza dos animais, dar banho nos mesmo, alimentar os animais, e o mais importante, ser a conexão entre um cão ou gato sem lar com uma pessoa que deseja adotar.

Seja um Voluntário numa ONG de animais

Após essa breve explicação vamos aprofundar um pouco nas funções de um voluntário. Pois ser voluntário é mais do que se pode imaginar, é se dedicar a um causa sem esperar nada em troca. Após trabalhar durante todo o dia, ou a semana inteira, os voluntários ainda têm o ânimo e vontade para trabalhar em prol da Ong. O voluntariado é uma das funções mais nobres que existem. As pessoas se abdicam do seu tempo livre para ajudar animais que estão perdidos ou abandonados. São vários os tipos de voluntários que podemos encontrar, existem aqueles que apesar de pouco tempo disponível, conseguem e se esforçam para trabalhar meio período em prol dos animais. Enquanto pessoas abandonam e maltratam, outros preferem escolher o lado positivo da vida. Ajudar ao próximo não deve ser algo que devemos fazer apenas com pessoas; os animais fazem parte de nossas vidas.

São inúmeros os casos de cães e gatos que ajudam aos donos a saírem de depressão ou outros problemas. As ong de animais vão muito além de ajudar animais, pois ajudando e cuidando de animais abandonados e encontrando lar para os mesmos, faz com que pessoas sejam beneficiadas com a doçura e qualidade de vida que só quem tem animais de estimação podem entender. Devemos valorizar muito aos voluntários que trabalham em abrigos de animais, pois mesmo sem serem obrigados, os voluntários se sujeitam a duras rotinas de trabalho para que os animais tenham um melhor cuidado.

São longas, e duras horas se dedicando a higiene e saúde de todos os animais. Além da preocupação em encontrar uma família que esteja disposta a adotar um cão ou gato que tenha sido abandonado ou que tenha sofrido maus-tratos. É importante lembrar que todos os animais que são adotados através da Aprablu já saem cadastrados, vermifugados e vacinados. Dessa forma a família que resolver adotar um animal tem a segurança de que está levando para casa um animal que não trará doenças para sua casa.

Existem também as pessoas que não podem adotar, por motivos e razões pessoais. Mas mesmo assim, estas pessoas decidem pela opção de apadrinhamento de um animal. Quando se apadrinha um animal você passa a se preocupar e ajudar a um ou mais animais do abrigo. Ou seja, caso o animal precise de auxílios veterinários o padrinho irá auxiliar o abrigo nos cuidados com o pet. Além de visitar e levar mimos aos pets sempre que possível.

 

Apesar de associações de animais serem focadas em animais abandonados, existem muitas pessoas que decidem doar animais, afinal é melhor doar um animal o qual não se tenha condições de cuidar, do que expor o animal a maus-tratos. Porém, é importante ressaltar que as Ongs não tem condições de receber tantos animais, o mais recomendado para famílias é que antes de recorrer as Ongs, procurem encontrar uma solução, encontrando alguma família que esteja disposta a receber o animal.

Devemos ser parte ativa nessa questão. Somos todos responsáveis em acolher e ajudar animais sem lar a encontrar um lar.

bottom of page