A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

A castração ainda é um assunto que gera polêmica entre os tutores de animais, infelizmente. Na maioria dos debates, percebe-se a falta de informação sobre o procedimento e um certo receio sobre as possíveis consequências que este pode acarretar. Para esclarecer todas as dúvidas sobre a esterilização de animais, vamos apresentar alguns dados importantes:

Castração em fêmeas:
Diminui em até 99% o risco de câncer de mama em cadelas e até 60% em gatas. 
Como o aparelho reprodutor é removido durante o procedimento, as chances de infecções uterinas, como a piometra (doença infecciosa baseada na acumulação de material purulento no interior do útero do animal) são mais remotas.
Com a castração, as fêmeas não têm mais sangramento, não entram em cio e, consequentemente, não terão outros animais machos rondando.

Castração em machos:
Câncer nos testículos e doenças de próstata reduzem drasticamente com a esterilização.
Com a redução da libido, as fugas, brigas, possíveis atropelamentos e acidentes fatais também serão evitados.
Não haverá necessidade de demarcação de território.

    

Em ambos os sexos, o procedimento pode ser realizado a partir do 5º mês de vida. A castração auxilia no controle populacional de animais, evitando crias indesejáveis e aumento no número de animais abandonados. 

    

Agora iremos esclarecer alguns mitos acerca da castração: 

Castração traumatiza o animal?
Antes do procedimento, o animal recebe anestesia geral, ou seja, ele não irá sentir nenhuma dor. Sua recuperação será rápida e o único cuidado será não deixa-lo retirar os pontos.

Castração engorda?
O procedimento não faz o animal engordar. Como os machos não precisarão mais fugir para procurar por parceiras, ficarão mais em seus lares. Se o animal possui uma alimentação inadequada e sem prática de exercícios físicos, ganhará peso mesmo sem a castração.

Castração deixa os animais preguiçosos e desanimados?
Não é o procedimento que fará o animal se tornar preguiçoso ou desanimado. É o ciclo natural da vida: os filhotes geralmente são mais ativos e brincalhões que animais adultos. E isso não tem nada a ver com a esterilização.

Castração custa caro?
Se compararmos o custo que será manter uma ninhada indesejada, geralmente de 06 a 08 filhotes, considerando veterinário, ração, medicamentos e outros cuidados, a castração será a melhor opção. A prevenção de futuros tumores e doenças decorrentes da falta do procedimento também devem ser consideradas. Dependendo da cidade, também é realizado mutirões de castração de forma gratuita ou com valores abaixo do mercado para famílias que não tem condições de arcar com o procedimento.
   

A APRABLU trabalha em parceria com clínicas veterinárias que concedem um desconto na castração. Adquira o cupom em nossos eventos (válido somente para Blumenau e região).

1ª cria antes de castrar?
Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menores são as chances de desenvolver tumores e outras doenças uterinas. O ideal é esterilizar o animal assim que completar 05 meses de idade.

Curiosidade:
Você sabia que existe um dia especial sobre a conscientização da castração?
    

Na última terça-feira do mês de fevereiro, ocorre o WORLD SPAY DAY (Dia Mundial da Esterilização). Este dia foi criado por Dorys Day Animal League (DDAL) nos Estados Unidos em 1995, depois de um estudo sobre o alto índice de eutanásia aplicado a cães e gatos nos abrigos de todo o país e de como este procedimento não estava dando certo. A partir daí, criou-se o evento para a conscientização da importância da castração. Esta campanha tomou proporção global e sua adesão vem aumentando a cada edição.  
  

Durante o mês de fevereiro, ONGs de proteção animal, veterinários e instituições engajadas com a causa promovem campanhas, palestras e incentivam o procedimento de esterilização tanto em animais domiciliados, quanto comunitários e/ou abandonados.

  

Para mais informações sobre o World Spay Day, acesse: https://www.dorisdayanimalfoundation.org/work/world-spay-day

ADQUIRA O CUPOM DE CASTRAÇÃO NOS NOSSOS EVENTOS!

APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau - © 2018 - Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido pelos voluntários da ONG.